• Vinha Solo

Colheita, a hora da verdade!


Um bom vinho depende da matéria-prima empregada na sua elaboração. Naturalmente, boa uva dará um bom vinho, isto é, O VINHO SE FAZ NO VINHEDO.

Quando a Natureza não entrega os ingredientes de um bom vinho, o homem é incapaz de compensar essa deficiência. Jamais alcançará algo maior que a mediocridade.” (Lamothe – Chatêau Latour – 1816)

A vindima é a operação de colheita da uva quando ela está madura. A uva está madura quando o cacho apresenta características físicas específicas. O grão se torna macio e se desprende com facilidade. A casca também se destaca com facilidade. A polpa é densa e tem sabor agradável. As sementes tornam-se duras e escuras. O engaço apresenta uma coloração castanha.

São tão aveludadas que dá vontade de fazer-lhes carinho com as mãos.” (Guido Rivella – Gaia – 1989)

Para determinar melhor o momento em que a uva está madura verifica-se o conteúdo de açúcares. Mas o equilíbrio entre a doçura e a acidez também precisa ser avaliado para determinar o momento ideal da colheita. A uva deve encontrar-se madura e sadia.

Afinal de contas, o que está em jogo agora é o trabalho de um ano inteiro.” (Guido Rivella – Gaia – 1989) Aqui na Vinha Solo, as uvas geralmente ficam prontas nas últimas semanas do verão. Paciência é a palavra de ordem durante todo o processo de vinificação, na vindima não seria diferente. Aguardamos pacientemente até o momento certo da colheita, garantindo que cada cacho de uva leve para o vinho a máxima expressão do nosso terroir. texto: Gilberto Cargnel, enólogo Vinha Solo --- Para conhecer nossos rótulos, acesse www.vinhasolo.com.br/vinhos

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp.png