top of page

Corte Bordalês


Bordeaux é uma das regiões vitivinícolas mais importante do mundo. Fica no sudoeste da França e significa “à beira d’água”, au bord de l’eau, em referimento ao estuário do Gironde, que deságua no Golfo de Biscaia, no Oceano Atlântico.

O Merlot (66 %)* é a variedade de uva mais cultivada e elegante da região de Bordeaux. Origina vinhos delicados, aveludados, generosos e apreciados pela maciez e fineza e geralmente necessitam menos tempo de afinamento.

Já, o Cabernet Sauvignon (22,5 %)* expressa melhor a variedade e o terroir e aporta estrutura, corpo, austeridade e tanicidade.

O Cabernet Franc (9,5 %)* também é uma variedade muito presente na região de Bordeaux e que propicia aos vinhos complexidade aromática.

O blend desses vinhos, elaborados com essas variedades, e as características ambientais e climáticas da região e a larga tradição, compõe a maioria dos vinhos de Bordeaux. Essa composição é chamada de corte bordalês.

A Vinha Solo elabora os vinhos: Zênite, Analema e Prelúdio que expressam toda a potencialidade do corte bordalês, mas com as peculiaridades e estilo do terroir de Fazenda Souza/ Caxias do Sul - transição das encostas e dos campos de cima da Serra Gaúcha. Apreciar esses vinhos com mais atenção e reparar suas nuances é uma forma de conhecer um pouco mais do corte bordalês. Escolha os seus clicando aqui: www.vinhasolo.com.br/vinhos



* www.bordeaux.com texto: Gilberto Cargnel, enólogo Vinha Solo --- Para conhecer nossos rótulos, acesse www.vinhasolo.com.br/vinhos

200 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp.png
bottom of page